Projetos Anteriores
O GAIA, devido ao seu histórico inovador, realizou inúmeros projetos bem-sucedidos que já foram finalizados, alcançando assim seus objetivos!
Venha conhecer um pouco sobre cada um deles: conheça um pouco de cada um deles
Projeto Biodigestor
Os biodigestores surgiram como opção, principalmente, aos produtores rurais como uma importante fonte de energia limpa e uma forma de suprir problemas ambientais originados a partir dos resíduos orgânicos.
Importante forma de se obter energia e biofertilizante, os biodigestores são viáveis tanto economica quanto ambientalmente, visto que geram energia limpa, pois o metano, quando sofre combustão, não deixa fuligem e apresenta poluição mínima. Além de consumir resíduos orgânicos formando gás e biofertilizantes a partir da digestão anaeróbia destes resíduos.
O presente projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um biodigestor automatizado para gerenciar a produção e o consumo de gás, além dos resíduos alimentares, por uma instituição filantrópica, com potencial de reprodução para outras organizações com perfil semelhante.
Além de desenvolver uma tecnologia voltada para a redução de resíduos sólidos urbanos, objetiva-se avaliar a eficiência energética da tecnologia desenvolvida, o desempenho técnico e econômico do sistema automatizado de gerenciamento da produção de energia e de biofertilizante, aplicado a dinâmica e especificidades da instituição parceira do projeto e de fins filantrópicos. A partir disso, deve-se avaliar a qualidade do biofertilizante gerado, para fins de aprimoramento do projeto de uma horta orgânica, já desenvolvido anteriormente em parceria com a instituição participante desse estudo.




Ao final do projeto, plantou-se uma árvore utilizando o adubo fornecido pelo biodigestor.


Projeto ECOndominios
O problema do lixo é um assunto que hoje está em pauta nas mais diversas esferas, e a necessidade de decisões e soluções para esta questão é de extrema urgência, já que um brasileiro gera cerca de 600g/dia de lixo. Se este montante de material não for destinado corretamente, grandes problemas de ordem pública podem ser ocasionados, como superlotação de aterros sanitários ou controlados.
Nesse aspecto a gestão dos resíduos sólidos assume uma considerável relevância, sendo consubstanciada pela redução, reuso e reciclagem do lixo. Tal abordagem tem sido difundida junto à população e segmentos da sociedade por meio de programas de educação ambiental, os quais devem ser contextualizados as realidades dos atores envolvidos.
Acerca disso, o projeto visa entender a primeira etapa da “cadeia do lixo”: os grandes produtores (comercial, industrial e residencial), além de identificar problemas e sugerir soluções, avaliando o efeito da implementação da gestão de resíduos sólidos aplicada à realidade de um condomínio residencial, em Sorocaba-SP.
Trata-se, portanto, de um referencial metodológico com potencial de aplicação para extensão junto ao segmento habitacional e inserido no paradigma do desenvolvimento sustentável, pois reduz o impacto da disposição de lixo em aterros sanitários ou lixões.





Projeto Resíduos Sólidos
Em parceria com o SAAE e com professores e alunos da UNISO (Universidade de Sorocaba), nossa equipe desenvolveu o Projeto de Análise gravimétrica e volumétrica dos resíduos sólidos captados em sistemas de drenagem urbana do Município de Sorocaba.

Projeto Recicla


Projeto Tec-Óleo
O óleo residual de cozinha é um dos resíduos mais perigosos e danosos ao meio ambiente. Ao ser jogado pelo ralo, o óleo pode impermeabilizar caixas de passagem e fossas sépticas, além de entupir encanamentos.
Sendo assim, este projeto visa à diminuição dos danos causados pelo óleo residual de cozinha, envolvendo desde a logística do resíduo até o desenvolvimento de tecnologias. O Tec-Óleo pretende desenvolver um filtro de óleo, com uma parceria do MIT-ITA-USP-UNESP a fim de trazer um modelo simples para agregar valor ao óleo residual de cozinha, o qual será construído pela equipe e implementado em cooperativas de Sorocaba.
Este projeto foi focado em resíduo sólido, nele uso técnicas de engenharia ambiental para melhorar os processos e a produção na cooperativa de triagem de Sorocaba